30-11-2011

 

Sumário:

- Continuação da apresentação dos trabalhos de grupo;

- Portugal;

- Apresentação e debate sobre o desenvolvimento positivo através do Desporto segundo a professora Leonor Regueiras, convidada pelo professor Nuno Corte-Real.

 

Nathaly Rocha:

O meu resumo das aulas sobre os pedagogos e a sua contribuição para as aulas de EF (Continuação):

 

Autores de destaque na Psicologia da Educação em Portugal

 

João de Barros 

    - Combater o analfabetismo;

    - Promover a educação nacionalista;

    - Preparar os indivíduos para o futuro e para integração na sociedade.

Contributo para a Educação Física:

   - Para ele, as crianças devem aprender de igual forma - Igualdade;

   - Deve haver inter-ajuda entre todos os elementos da escola e transmitir esse conceito - Solidariedade;

    - É importante existir uma liberadade de ensinar (professores) e liberadade de aprender (alunos) - Liberdade.

 

Irene Lisboa

    Irene do Céu Vieira Lisboa, foi em 1932 inspetora orientadora do ensino primário e juvenil e fazia parte do departamento que reformulava de alto a baixo as funções de um orgão estatal consagrado para o controlo ideológico, administrativo e disciplinar dos docentes. Teve de se afastar, mais tarde, por ter ideias muito avançadas para a época.

Contributo para a Educação Física:

    Irene Lisboa preocupava-se com a educação nas primeiras idades (4 aos 7 anos de ambos os sexos). E o contributo dessa preocupação para nós professores de Educação Física, é que temos uma oportunidade de ter contato com as crianças de idades tão elementares e um maior número de empregabilidade.

 

Sílvio Lima

    Defende que é muito importante para o desporto haver uma função pedagógica. Dedicou-se às questões da psicologia - experimental e à investigação da problemática do desporto.

Contributo para a Educação Física:

    No ensino de uma modalidade desportiva é necessário haver uma progressão pedagógica, isto é, é importante que nós como professores de Educação Física, tenhamos em conta o nível/grau de ensino de cada aluno para saber o que e como ensinar.

 

Agostinho da Silva

    Criou o primeiro princípio de um verdadeiro ensino: nada pode ser ensinado por imposição.

    O professor existe como auxiliar e guia cuja função é sugerir e não impor. Não se educa a inteligência do aluno; limita-se a mostrar a forma de aperfeiçoar os seus instrumentos de conhecimento, encorajando-o ao longo da sua aprendizagem e desenvolvimento.

    Para Agostinho da Silva, o professor também transmite conhecimentos mas, mais importante, mostra como adquiri-los.

Contributo para a Educação Física:

    É importante nós como professores, interagir com os alunos, com o objetivo de mostrar como estes podem adquirir os conhecimentos, desenvolvendo a autonomia. 

    Não podemos ser autoritários e expositivos, ao ponto de não permitir o relacionamento com os outros, a comunicação, a procura da identidade, a superação, a criatividade...

    Devemos promover nas nossas aulas autonomia, desafiar o aluno para a descoberta, desenvolver uma atitude de investigação, permitir que compreendam a utilidade do que está a ser aprendido... Formar uma pessoa capaz de intervir, de refletir e de relacionar com os outros.

 

João dos Santos

    Médico e psicanalista. O seu trabalho controu-se na criança e nos seus problemas e perturbações em ensino especial.

Contributo para a Educação Física:

    Como devemos proceder ao depararmo-nos com crianças com problemas através de etapas:

        - Observação;

        - Diagnóstico;

        - Decisão;

        - Intervenção;

        - Conclusão.

 

Sérgio Niza

    Um dos seus pilares de pensamento: educação escolar como iniciação e exercício da intervenção democrática. Escola como possuidora de uma realidade social própria, e a cooperação deve acontecer em todos os quadros da comunidade escolar.

Contributo para a Educação Física:

    Luta contra a exclusão e a favor da "orientação inclusiva das escolas". Importância do trabalho da formação em cooperação e intervenção

 

Daniel Sampaio

Contributo para a Educação Física: 

   - "O desporto apenas se recomenda, não se pode impôr...";

    - " A exploração do território fora de casa promove autonomia e a confiança e a sujidade nas roupas não é fator de risco;

    - Saber dizer "não" por parte dos pais;

 

José Francisco Pacheco

    Era um educador português.

Contributo para a Educação Física:

    A educação deve ser direcionada para a prática. Devemos promover a autonomia dos nossos alunos e fugir aos modelos tradicionais. Em relação ainda aos nossos alunos, devemos incutir liberdade, responsabilidade e solidariedade entre eles.

 

Luísa Cortesão

    Foi professora catedrátrica na FPCEUP, relizou profundas reflexões e tratou problemáticas como a diversidade e multiculturalidade.

    

Síntese do contributo dos vários autores para nós futuros professores de Educação Física

 

    Todos os autores mencionados nos trabalhos de grupo deram um contributo para a Educação Física, uns mais que outros.  Em suma o que retirei dos vários autores foi o fato de nós como futuros professores d eEducação Física devemos interagir com os alunos, no sentido de incutir neles uma confiança e um sentimento de autonomia. É extramamente importante dasafiar o aluno para a descoberta e permitir que compreendam a utilidade do que está a ser aprendido, pois é importante que os nossos alunos saibam o que estão a aprender e o que isso influencia a saúde e o dia-a-dia deles. Um dos nossos objetivos como futuros professores, para além de cumprir o programa, é também formar  pessoas capazes de refletir e intervir.

 

 

    Deu-se por terminada a apresentação dos trabalhos de grupo neste dia. No final da apresentação do grupo "Portugal", houve uma troca de ideias e opiniões sobre o trabalho feito e as apresentações feitas. De uma forma geral, todos os alunos e também o professor partilhou da ideia de que a tarefa foi bem sucedida, ambos os grupos souberam transmitir a mensagem aos restantes alunos de uma forma criativa.

    Uma crítica lançada, que não será bem crítica, é o fato de que os alunos que não tiveram inseridos nas apresentações (apesar de terem feito também o trabalho), a informação não ficou tão bem sabida.

    Outra situação que foi falada foi a comunicação e a forma como eles enfretaram o público. Uns alunos tiveram mais à vontade na comunicação e mantiveram um tom de voz moderado, sem falar muito depressa ou muito devagar e sem mostrarem nervosismo e inibição; no entanto, outros alunos falaram com um tom de voz baixo e pouco expressivo e não dirigido aos restantes alunos.

 

 

Desenvolvimento Positivo através do Desporto    

 

    A segunda parte da aula foi direcionada pela professora convidada pelo professor Nuno, a professora Leonor Regueiras que falou sobre o desenvolvimento positivo através do Desporto. A professora começou por explicar as razões que a levaram a tirar o mestrado e desenvolver mais esta área.

  • Muito tempo de Desporto;
  • Muito tempo de ensino/ treino;
  • Avaliação de resultados pessoais;
  • Quem são os alunos/jovens hoje?
  • Que problemas, que desafios enfrentam?
  • O que querem? De que precisam?
  • Qual é o meu papel? .... Através do Desporto.

    O contributo que a professora Leonor Regueiras deu nas aulas de psicologia sobre o Desenvolvimento Positivo foi bastante importante e útil na medida em que falou sobre a sua experiência nesta área dando nos a conhecer várias estratégias sobre o modo como podemos e devemos contribuir para o desenvolvimento positivo dos jovens.

 

 

 

                -