28-11-2011

 

Sumário:

- Aula no pavilhão de Ginástica Artística;

- Realização de quatro jogos com a finalidade de haver interação visual e verbal dentro da turma.

    

Síntese relfexiva da aula (Nathaly Rocha):

    Esta aula teve um caráter bastante prático e ativo, na medida em que fomos previamente avisados pelo professor Nuno com o uso de sapatilhas e se possível fato de treino. Feita a introducação da aula e da organização feita pelo professor, este propôs diversas atividades. Inicialmente, foi feito um aquecimento ligeiro intitulado com o nome de "Polícia e Ladrão". A primeira atividade consistia na seguinte organização, os alunos dispersos pelo pavilhão caminhavam ao acaso, e quando nos cruzávamos com um colega, olhávamos nos olhos dessa pessoa e dizíamos olá ou cumprimentávamo-nos, tendo sempre que existir contato visual. A segunda atividade, o professor Nuno Corte-Real colocou no chão três tapetes azuis, tínhamos de caminhar em volta deles mas dispersos e a som de uma palma tínhamos de nos colocar em cima de um tapete sem que nenhum membro inferior tocasse no chão; depois foi feito com dois tapetes, e de seguida o mesmo jogo, com um tapete apenas. Estas atividades foram feitas com o intuito de nos relaxar um pouco e promover canais de comunicação entre a turma, de forma a conhecer algumas características dos nossos colegas de turma e socializar um pouco mais.

    Posto isto, foram feitos dois grupos em que estes passaram por quatro jogos:

1-  "A Bomba"

2- A História Valorativa

3- Desporto Adaptado

4- Debate

5- Comboio cego

    O objetivo com estas atividades era obter a menor pontuação para assim vencer, mas principalmente, o que mais se valorizava era o trabalho em equipa e o espírito de entre-ajuda entre todos, uma vez que em cada grupo se encontravam portadores de deficiências, respetivamente invisuais e surdos, que iam revesando à medida que trocavam de atividade. Em cada atividade encontrava-se um coordenador que tinha a função de transmitir a tarefa que os alunos tinham que cumprir e atribuir uma pontuação.

    Relacionei muito estas atividades com o professor inclusivo, neste caso, aluno inclusivo, pois em cada grupo existia um invisual e um surdo o que permitia que esses alunos podessem se relacionar com os outros e, mais, que os alunos sem deficiência tentassem ajudar nessa inclusão. Foi bastante importante esta aula a meu ver, pois conseguimos nos aperceber que ainda há muito caminho para percorrer no que toca às desigualdades.
 

 

Síntese reflexiva (Rita):

    No meu ponto de vista , esta aula foi recheada de aspetos positivos, na medida em que, para além de promover a interação e entre ajuda, tratou de um tema que na educação física não pode ser ignorado , a escola inclusiva. A inclusão é o modo ideal de garantir igualdade de oportunidades e permitir que crianças portadoras de deficiência possam relacionar-se com outras crianças e estabelecer trocas para poderem crescer. Na imitação e no espelhamento, elas (e as outras crianças) desenvolvem-se , são necessários exemplos que as façam superar fraquezas e despertar potencialidades, a igualdade nos relacionamentos não permite trocas e estagna o desenvolvimento. Tratar as crianças como seres únicos nas suas individualidades, reconhecer suas diferenças e atender suas necessidades é tarefa da educação.

 

 

Síntese Reflexiva (Cláudia): Não estive presente nesta aula.