23-11-2011
Sumário:
- Apresentação dos trabalhos de grupo em relação aos autores que contribuíram para a Psicologia da Educação;
-Autoperceções
Cláudia Costa: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Cópia.pptx (477,7 kB)
linha do tempo textos doc.final (2).pdf (337,9 kB)
Nathaly Rocha:
O meu resumo das aulas sobre pedagogos e a sua contribuição para as aulas de EF:
1. Período A.C
A educação primitiva incidia sobre o saber (conhecimentos); o fazer (aptidões físicas); o ser (valores) e o estar (reconhecer a sua posição na sociedade e agir em conformidade com ela).
Confúcio
Contributo para a Educação Física:
- Devemos ser transmissores de valores i ideias da sociedade "Escola como agente educativo".
- Postura do professor perante os alunos;
- As suas ideologias são observáveis ao nível micro e macro da docência.
Sócrates
Contributo para a Educação Física:
- Professor é um orientador de conhecimento;
- Criar as nossas próprias conceções;
- Incitou o culto do corpo;
- "So sei que nada sei";
- Conhece-te a ti mesmo. "Torna-te consciente da tua ignorância s serás sábio".
Platão
Contributo para a Educação Física:
- Não deixar que os nossos alunos sejam "prisioneiros".
Aristóteles e a Educação
- As crianças necessitam de movimento para evitar que o corpo fique frouxo.
Aristóteles
Contributo para a Educação Física:
- Enquanto professor a nossa função é promover o desenvolvimento global do aluno;
- Temos de incentivar do desenvolvimento tanto a nível físico, cultural, social e intelectual.
Epicuro (323 a 146 a.C)
- Procurava o prazer sem exageros.
Epicuro
Contributo para a Educação Física:
- Desporto como componente lúdica;
- Procurar o prazer no desporto;
- Busca constante de um corpo firme;
- Desporto como meio de atingir a felicidade;
- Desporto como meio comunicativo.
2. Autores até ao século XIX
2.1- Perído romano
Sêneca
- A educação como treino para a prática.
Quintiliano
Contributo para a Educação Física:
- Nós futuros professores de Educação Física, temos de ver as diferenças dos alunos e agor conforme essas diferenças. Reconhecer as diferenças individuais e adoptar diferentes patamare de ensino.
Tomás de Aquino
- O aluno é tido como central e o professor como orientador.
2.2- Período Renascentista
Montaigne
- O objeto de estudo é o homem.
- Quanto à aplicação prática, o indivíduo toma consciência e reflete sobre as suas acções.
Martinho Lutero
- Iniciou a reforma protestante.
- A fé salva o homem. Na prática, defende a crença apenas em Deus.
2.3- Período Moderno
Rousseau
- A criança não deve ser reprimida;
- Quanto à aplicação prática, a transmissão de conhecimentos torna-se mais eficaz.
Pestalozzi
- Educação como meio de desenvolvimento total do indivíduo, num conjunto moral, físico e intelectual.
- A criança deve ser estimulada.
Contributo para a Educação Física:
- Transmitir valores morais (nós como professores de Educação Física);
- Devemos incutir nos alunos a importância pelo corpo e transmitir-lhes valores e hábitos saudáveis. A instrução não deve ficar só na parte teórica mas sim converte-los na prática.
3. Século XX
Jean Piaget
- Piget na sua teoria, explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento.
É uma teoria que se baseia na ideia de que a criança, no seu desenvolvimento, constrói estruturas cognitivas sofisticadas- que vão dos poucos e primitivos reflexos do recém-nascido até ás mais complexas atividades mentais do jovem adulto. Essa teoria identifica 4 estádios de desenvolvimento e 1 conjunto de processos através dos quais a criança progride de um estádio a outro.
Luís...
- O homem é interativo.
- A criança começa a racionalizar conhecimentos.
Contributo para a Educação Física:
- Da teoria construtivista, as aulas de Educação Física devem estabelecer a aquisição de conhecimentos. Compete ao professor promover à criança autonomia para resolver problemas.
Carl Rogers
- O professor deve incentivar a participação dos alunos.
Contributo para a Educação Física:
- O professor deve criar um clima de confiança à turma, para assim também se integrar numa boa relação com os alunos.
Pedagogos Portugueses ( Rita )
Ernesto Leandro Rodrigues Soares
Joaquim Moniz de Sá Corte-Real e Amaral
Manuel Álvares
Manuel António Ferreira Deusdado
A Pedagogia é um campo de conhecimento teórico e de práticas que integra e sistematiza diferentes conhecimentos e processos de outros campos científicos visando dar unicidade à investigação e às ações em relação ao seu objeto, a prática educativa. Como teoria e prática, a Pedagogia formula objetivos e propõe formas organizativas e metodológicas de viabilização da educação humana. A questão central da Pedagogia é, portanto, a formação humana mediante a qual os indivíduos adquirem aquelas características humanas necessárias para a vida em sociedade, considerando uma realidade sempre em mudança. Mas trata-se da formação humana de sujeitos concretos, com suas condições físicas, emocionais, intelectuais, sociais, culturais, vivendo num determinado contexto sócio-cultural hoje visto na relação entre o global e o local, entre o homogêneo e o diverso, entre o individual e o comunitário. É para esse mundo que a Pedagogia precisa dar sua contribuição para a formação das pessoas. Decorre daí o desafio social da Pedagogia que consiste em saber como ajudar os indivíduos a agir num mundo em mudança.
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Mini teste
1. O que são autoperceções?
1.1- Que interesse poderá ter para o professor de Educação Física?
1.2- Que implicações para a prática?
2. "História da Psicologia da Educação"
Reflexão Individual (Claúdia Costa):
1. O que são autoperceções?
As autoperceções são o conjunto de informação que armazenamos sobre a forma como nos vemos, tanto fisicamente como psicologicamente. Pode-se subdividir em: auto-estima; auto-representaçao; auto-conceito e auto-competência. A auto-estima é uma componente muito importante e decisiva nas autoperceções, visto que, o facto de haver uma alta ou baixa auto-estima, pode decidir a forma como olhamos para nós: para as nossas capacidades ou incapacidades.
1.1- Que interesse poderá ter para o professor de Educação Física?
1.2. Que implicações para a prática?
Após o docente ter consciência de todas as suas limitações e capacidades, deve tomar uma atitude de constante superação e procura do saber. Um saber que vai preencher todas as lacunas existentes na sua formação e complementar a sua atividade docente, fazendo com que se sinta preparado para todas as adversidades que possam surgir.
2. História da Psicologia da Educação
Em relação às apresentações feitas, é de salientar a criatividade de todos os grupos. Foi notável a forma como conseguiram cativar a atenção de todos os colegas para um tema que não é tão apelativo.
Reflexão individual (Nathaly Rocha):
1. O que são autoperceções?
Quando nos referimos à atividade profissional do professor de Educação Física, nomeadamente à sua autoperceção, referimo-nos à perceção que o professor possui das suas práticas profissionais. Isto é, a autoperceção é a forma como o professor interpreta o seu próprio desempenho. A maneira como cada profissional autoperceciona os seus conhecimentos, habilidades e atitudes, assume-se como uma importante variável mediadora do comportamento (Novick, Cauce e Grove, 1996).
1.1- Que interesse poderá ter para o professor de Educação Física?
A perceção que o professor tem de si influencia a sua adaptação às exigências que se lhe colocam e permite-lhe manter a unidade de coerência do seu sistema de perceções pessoais e condiciona as suas aspirações (Seco, 2002). É extremamente importante a autoperceção para o professor de Educação Física
1.2- Que implicações para a prática?
É sabido que as autoperceções são bastante importantes na carreira do profissional de Educação Física, e o que está por trás do êxito de uma intervenção pedagógica é o sentimento de posse dos princípios dessa intervenção. Esta confiança pode significar autoeficácia que se reporta aos julgamentos que os outros professores fazem das suas capacidades para organizarem e executarem os planos de ação exigidos para alguns tipos de desempenho. Isto tem implicações na prática, na medida em que: um professor que apresente níveis elevados de autoperceção tem tendência a estar mais motivado para a sua atividade profissional e a desenvolver um esforço superior para alcançar os seus objetivos. Estando assim satisfeito com a sua prestação, o docente recorre de uma forma mais eficaz às habilidades que domina conseguindo envolver naturalmente os seus alunos.
2. "História da Psicologia da Educação"
Os melhores momentos das apresentações, foram sem dúvida, os que achei mais importante para a minha formação, ou seja, os momentos dos trabalhos que se referiam ao contributo que os autores davam para a Educação Física. Achei muito criativo a forma como elaboraram e a forma como se envolveram no trabalho, pois tornaram a apresentação bastante engraçada e chamativa.
Sobre a implicações para a prática, futuramente como professora de Educação Física acho importantíssimo não só transmitir conhecimentos aos meus alunos, mas também transmitir valores e aplicá-los na prática. É fundamental incutir nos alunos a importância pelo corpo e transmitir-lhe hábitos e valores saudáveis, pois nesta área da Educação Física é necessário que haja uma valorização do corpo. Para que os meus alunos gostem de mim e me respeitem acho fundamental criar um clima favorável de confiança e respeito à turma onde promova interações entre eles e onde também eu me possa incluir. Criar atividades onde promova a autonomia dos alunos é fulcral no desenvolvimento global dos mesmos.
Ser professor é uma profissão complexa, visto que a nossa matéria-prima são pessoas. No entanto, na minha opinião, para ser uma "boa" professora tenho de agrupar um conjunto de características técnicas: - conhecer os meus alunos e adaptar o ensino às suas necessidades; - dominar o conteúdo e metodologia; - ter poucas faltas e interrupções. Também devo ter em conta caraterísitcas afetivas: - demonstrar interesse, entusiamo e motivação com o ensino e com o meu trabalho; - desenvolver laços afetivos com os alunos e manter um clima respeitoso. Não pode faltar as caraterísticas sociopolíticas onde devo conhecer a experiência social de cada aluno e possuir uma visão crítica da escola e dos conteúdos escolares.
Reflexão individual (Rita Ribeiro):
1.O que são autoperceções?
Percepção é o “processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos oferecidos pelo meio ambiente”. Penso que as autoperceções englobam o conhecimento de aspectos internos do próprio "eu",como o conhecimento dos próprios sentimentos, respostas emocionais, o processo de pensamento, e serve como referência de auto-conhecimento tão importante no desenvolvimento pessoal e profissional. As autoperceções, permitem que os professores reconheçam seus potenciais e que continuem a aprimorar a sua formação, analisando e refletindo sobre as suas maneiras de aprender e ensinar. Revendo suas posições políticas, ideológicas, técnicas, assim como as contradições cristalizadas durante o seu processo de formação inicial.
Resumindo-se assim a capacidade de reconhecer e compreender seus estados internos ,emoções, bem como, seus efeitos sobre as outras pessoas. Conhecer suas forças e os seus limites e ter certeza do seu próprio valor.
1.1- Que interesse poderá ter para o professor de Educação Física?
O interesse para o professor de educação física incide sobre a tomada de consciência acerca dos limites e das lacunas patentes no “eu professor “ A auto-percepção de competência influencia o interesse e a persistência do professor na exposição de conhecimentos , tendo em vista a aprendizagem.
1.2- Que implicações para a prática?
Após a tomada de consciência dos limites do “eu professor”, penso que as implicações na pratica , incidem sobre a obtenção de estratégias a fim de combater os pontos negativos . Torna-se necessário, então, que os professores reconheçam seus potenciais e que continuem a aprimorar a sua formação, analisando e refletindo sobre as suas maneiras de aprender e ensinar. Revendo suas posições políticas, ideológicas, técnicas, assim como as contradições cristalizadas durante o seu processo de formação inicial. Neste sentido a “percepção é o pressuposto da adaptação e da inovação”. Isto é , para que eu possa me adaptar às mudanças que acontecem o tempo todo em todas as áreas, preciso primeiro “percebê-las”. E para propor mudanças, ou inovar, preciso perceber a necessidade ou a oportunidade para tal proposição.
2. "História da Psicologia da Educação"
Para mim, os melhores momentos das apresentações dos diferentes grupos foram a criatividade criada . A transmissão positiva de todas as metas pretendidas através do dinamismo e do seu carater ludico . Sobre as implicações para a prática, em síntese, a psicologia da educação, pretende observar, compreender e trabalhar o aluno, no que diz respeito a seus processos psíquicos, à construção de sua inteligência e afetos, a suas formas de ser, atuar e de se relacionar no mundo, nas suas expressões normais ou patológicas. Enquanto professora, penso que foi de extrema importância , na medida em que , possibilitou o conhecimento da história e de todos aqueles que contribuíram até aos dias de hoje para a educação . Foram também apresentados ensinamentos pertinentes à psicologia do educando e do educador para sustentar a relação entre quem ensina, o que é ensinado e quem aprende, a fim de atingir o sucesso.