Reflexão Final/ Balanço Final

 

Reflexão Individual (Cláudia Costa):

    Na minha opinião, esta Unidade Curricular abordou temas e reflexões, dos quais nunca me tinha questionado em relação à sua importância. Inicialmente, promoveu o conhecimento entre todos, que ao longo do semestre se revelou de grande importância no desenvolvimento de todas as atividades de grupo, em que nos aliamos sempre com o objetivo de entre-ajuda.

    Achei extremamente importante o contacto com diferentes docentes e com as suas áreas de estudo, bastante pertinentes na nossa formação. 

 

Reflexão Individual (Nathaly Rocha):

 

    Na minha licenciatura já tinha tido Psicologia e sinceramente, nao tinha gostado muito porque fazia parte daquelas disciplinas onde o professor debitava matéria e nós apenas ouvíamos e decorávamos matéria para o exame sem interesse nenhum para nós. Então, este ano quando soube que ia voltar a ter esta disciplina pensei logo " NÃO! QUE SECA!".

    No entanto, compareci às aulas para ver se realmente ia ser igual e deparei-me logo com um ambiente diferente na sala, muita conversa, muito à vontade por parte dos alunos e um ar bastante descontraído do professor Nuno (coisa que não acontecia com o ar assustador do meu antigo professor de Psicologia). E então, o professor com a sua maneira que digamos que é muito diferente de dar aulas, cativou o meu interesse por essas aulas.

    A minha licenciatura foi tirada no Instituto Superior da Maia, e como tal, eu era aluna nova nesta faculdade. Mesmo apesar de ter chegado aqui acompanhada por alguns colegas do Ismai, a maior parte das pessoas são estranhas, a própria instituição é diferente, o ambiente esquisito para mim na altura, confesso mesmo que, foi difícil a minha adaptação a Fadeup. E esta disciplina foi a única que me fez conhecer novos colegas e me fez conversas com eles derivantes das atividades que o professor Nuno Corte-Real fez no início do ano letivo. O momento que mais gostei foi esse mesmo: o 1º momento. Um dos aspetos positivos passou pelo fato de o docente efetuar um conjunto de atividades de modo a que os alunos se conhecessem melhor, através de saberem os nomes uns dos outros, de onde vinham, o clube favorito, o programa e televisão preferido, entre outros. Outro aspeto que achei interessante e é de louvar o professor foi o fato de nos pedir para enumerar um conjunto de regras a respeitar no auditório. Digo louvar ao professor pois foi o único de entre os professores que retirou um tempo da sua aula para nos alertar, pois o que se verifica nos dias de hoje é que os docentes elaboram um conjunto de regras e os alunos quer queiram quer não, têm que respeitar e não há por parte do professor uma tentativa de saber a opinião dos seus alunos. 

    A maneira do docente dar as aulas devia de ser exemplo para todos os docentes. O professor conseguiu, pelo menos a mim, que a psicologia não torna-se uma disciplina aborrecida, monótona e chata. Conseguiu sim ao longo das suas aulas criar dinâmica, engraçadas e interessantes, convidando professores para darem o seu contributo pessoal e até mesmo matéria.

    Quanto à minha prestação nos trabalhos de grupo e mesmo da disciplina, faço um balanço positivo. Relativamente aos trabalhos de grupo, fiz sempre tudo o que me competia, tentando ajudar sempre nas partes dos meus colegas caso tivessem dúvidas. Um aspeto negativo que aponto em mim é que deveria ter comparecido mais a algumas aulas, porém preocupei-me sempre em saber o que tinham feito para puder colocar aqui no portfólio e também para estar a par da matéria.

    Em suma, gostei muito da disciplina, das inúmeras atividades que fizemos e o que tenho a dizer é que aprendi bastante nestas aulas que ao início me pareciam uma chatice! 

 

O meu percurso

        Relativamente ao meu percurso penso que foi bastante positivo, começando um pouco desmotivada mas no fim bastante emocionada. Nem tudo o que foi abordado nas aulas me afetou, porque nem tudo foi pessoal. Alguns assuntos abordados catalisaram a minha curiosidade e fizeram com que eu quisesse nutrir interesse por temáticas paralelas. Assim sendo, a organização das aulas não foi de todo um processo fechado e aquilo que retirei influenciou a minha perspetiva sobre o mundo em assuntos com uma extensão prática considerável. É extremamente importante considerar a valência da cadeira na influência como futuro professor e pedagogo em formação porque só assim faz sentido considerar a unidade curricular e o que faz parte dela.

Os objectivos a que me predispus foram, de grosso modo, alcançados. Foi um projecto muito trabalhoso mas simultaneamente satisfatório por ser um projecto e por parecer que pode ser sempre aprimorado e por ter uma grande dimensão pessoal e liberdade de acção.

 

Reflexão Individual (Rita Ribeiro):

     Em jeito de balanço sobre esta unidade curricular, é de salientar que, no meu ponto de vista, que esta foi de extrema importância na interação social. Na medida em que promoveu  a adesão de conhecimentos e experiências através do compartilhamento recíproco entre alunos .Outro ponto de realce, foi  o dinamismo patente, possuidor de um caráter instrumental na realização de atividades, o que facilitou a minha aprendizagem. Todos os parametros nesta unidade curricular abordados , foram um elevador transparente, no crescimento do “eu como futura professora”. Destaco o momento mais como o “1ªmomento”, pois permitiu o dialogo, e a oportunidade de conhecer novos colegas , tendo em conta que não me licenciei nesta faculdade .