26-09-2011

 

Sumário:

- Introdução e debate do tema: 1º momento;

- Trabalho individual, pares e, de seguida, em grupo acerca das fragilidades e potencialidades do 1º momento    

 

1º Trabalho: 

 

1) Reflexão individual acerca do 1º momento/1º treino;

2) Em grupos de 2 fazer a mesma tarefa;

3) Pequeno grupo realizar uma síntese da opiniões (potencialidades e fragilidades e como organizar uma atividade para 1º momento).

 

    No primeiro momento, temos de organizar as coisas de tal maneira, de forma a que os nosso alunos tornem a voltar com entusiasmo.

 

Reflexão da aula (grupo):

    As fragilidades que o 1º momento pode ter é o fato de existir a hipótese de os alunos não quererem partilhar informação com ninguém porque não conhece ninguém; mas nesses casos, o professor entra em ação:

a) faz com que o aluno fique como observador e assim ajuda-o;

b) ao ajudar o professor, ele também irá começar a intergir sem que se aperceba.

Outra fragilidade do 1º momento, na minha opinião, é a distração e a brincadeira. Temos de ter mão na nossa turma marcar uma certa autoridade perante eles. O professor não deve repetitivo na informação que passa aos seus alunos.

    Em contrapartida, as potencialidades que o 1º momento pode ter relativamente ao professor são: deve ser flexível em todo o contexto da aula, deve ser motivador e definir regra que é bastante importante para o bom funcionamento das aulas. 

 

Reflexão Individual (Nathaly):

    Na minha opinião, o 1º momento é bastante importante, na medida em que poderá dar indicações importantes sobre o que irá ser o resto do ano letivo. O professor deve ter tudo muito bem estruturado e organizado de forma a que cative os seus alunos para que eles sintam vontade de regressar às suas aulas. Quando organiza as suas aulas, o docente deve ter muito cuidado e em atenção não só os aspetos positivos mas também os aspetos negativos dos alunos, para depois os seus alunos não cairem na distração e onde não haja dinamismo e bom decorrer de uma aula. Deve ter em conta as caraterísticas da turma, o espaço, o tempo de aula, o material disponível e, o mais importante, deve levar um esquema bem elaborado com tudo aquilo que pretende dizer para o caso de esquecimento pelo fato de ser o primeiro momento e então o nervosismo ser muito.

    É extremamente importante que o professor não seja repetitivo na informação, não deixar que a distração paire na turma e que a brincadeira se apodere dessa distração.  No fundo, o professor deve transformar uma aula num momento de prazer onde os alunos se sintam bem, não fugindo ao planeamento anual decidido como é obvio. E ser professor de Educação Física é isso mesmo: ter o poder de usar a sua imaginação para criar uma aula dinâmica, onde sinta que os seus alunos estejam a cooperar.

______________________________________________

 

Reflexão Individual (Cláudia):

    No primeiro momento, é importante que sejam promovidos momentos de integração, favorecendo o grupo a se tornar, aos poucos, unido. Durante o ano, vão partilhar as mesmas atividades e tarefas. Sendo assim, o papel do professor é fundamental para o início e crescimento dessa integração. O papel do professor neste momento é de grande relevância, pois ele, mais do que ninguém, pode contribuir para que todas as "novidades" se encaminhem naturalmente, para a felicidade dele próprio, dos alunos e dos pais. O professor deve aproveitar o primeiro momento para constituir um vínculo com os alunos, de forma a manter uma boa relação com estes durante todo o ano, principalmente quando se trata de alunos que vêm de instituições diferentes. 

 
 

_______________________________________________

 

Reflexão Individual (Rita):

 

 

    Após ter experienciado este primeiro momento , penso que é bastante importante , pois permite , através dos jogos , levantar as expectativas do grupo em relação ao tipo de trabalho a ser realizado e verificar a disponibilidade interna de cada integrante. Identificar possíveis conflitos do grupo e estimular discussão sobre competitividade.