14-12-2011
Sumário:
- Desporto vs alimentação / Desporto vs tabaco / Desporto vs álcool
- Questões relativas ao portefólio
Reflexão da aula (Nathaly Rocha):
O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. Ele é um "mal" da sociedade que afecta cada vez mais cedo os jovens adolescentes. É responsável por uma grande percentagem da mortalidade, além dos fumadores activos são também afectados quem os rodeia, ou seja os chamados fumadores passivos que mesmo não praticando tal acto, tem que por força das circunstâncias consumir o "fumo" dos outros.
A alimentação pode influenciar positiva ou negativamente o rendimento dum atleta, devendo consequentemente ser orientada no sentido de não só melhorar a sua capacidade desportiva, mas também de proporcionar uma boa saúde a longo prazo.
Ao ser elaborada uma dieta para o desportista, deve-se ter em conta vários factores como, o tipo de desporto, idade, sexo, raça, clima, temperatura, altitude, condições sócio-económicas, factores individuais, etc., o que leva a afirmar que não deve haver uma dieta do desportista em abstracto ou mesmo de determinado desporto, mas sim uma dieta, que deverá sempre que possível, ser individualizada e adaptada a cada situação.
Os princípios base para uma correta alimentação do desportista, assentam por um lado, na satisfação diária das necessidades energéticas e plásticas, através de um adequado fornecimento em calorias ( energia ) de hidratos de carbono, gorduras, proteínas, água, minerais e vitaminas e por outro, num correcto enquadramento destes alimentos em : ração de treino, ração de competição e ração de recuperação.
O etanol ou álcool etílico é obtido através da fermentação do açúcar. Só étóxico a partir de certa dosagem, sendo usado desde a antiguidade comobebida. O álcool deprime o sistema nervoso central. Após a sua ingestão, érapidamente disseminado por todo o organismo, incluindo o cérebro. Porque é utilizado pelos atletas? Se ingerido em pequenas doses, reduz o tremor, melhora a sensação deauto-confiança e é relaxante. É usado em desportos em que é necessárioestar calmo, como o bilhar, tiro com arco, tiro, entre outros.
Efeitos secundários potencialmente nefastos
A ingestão de bebidas alcoólicas pode ter certos efeitos secundários, quedependem da quantidade ingerida:
•Habituação, com dependência física e psíquica
•Diminuição dos reflexos motores e da coordenação neuro-muscular
•Aumento de agressividade, o que pode ser lesivo para os adversários oupara os---colegas do atleta
•Doenças mortais do fígado (cirrose) e coração (insuficiência cardíaca).
O álcool no desporto pode ter consequências graves. Nas fases daembriaguez e da ressaca, há um aumento da agressividade e umadiminuição da concentração, da capacidade visual, da assimilação deinformação e da coordenação motora, podendo originar acidentes mortaisem desportos como o automobilismo, o tiro com arco ou a aeronáutica. Paraalém disso, um atleta alcoolizado sente menos dores e não consegue saberse está a agravar uma possível lesão.Desportista ou não, um consumidor regular e excessivo de bebidas alcoólicas tem sempre pela frente diversos problemas de saúde graves.
Reflexão (Rita):
Este é um dos temas da actualidade , e uma das grandes preocupações do Desporto. A atividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde ebem-estar. Atividade física adequada e desporto para todos constituem umdos pilares para um estilo de vida saudável , a par de alimentação saudável,vida sem tabaco e o evitar de outras substâncias perniciosas para a saúde.A evidência científica e a experiência disponível mostram que a prática regularde actividade física regular e o desporto beneficiam, quer fisicamente, quersocialmente, quer mentalmente, toda a população, homens ou mulheres, detodas as idades, incluindo pessoas com incapacidades .A actividade física é:para o indivíduo: um forte meio de prevenção de doenças; para os governos: um dos métodos com melhor custo-efectividade na promoção da saúde de uma população.
A Alimentação e o Desporto
A má alimentação e a falta de exercício físico são problemas muito graves, que têm preocupado o governo que tem intervido com o intuito de promover a actividade física e desportiva e consequentemente estilos de vida activos para a população. Esta temática remete-nos para um grande problema muito comum nos dias de hoje - a obesidade- e para as suas consequências drásticas na qualidade de vida de cada individuo.
Por outro lado, sabe-se que deixar de ingerir alimentos não é saudável muito pelo contrário, é extremamente nocivo para o corpo, visto que este precisa de alimento para manter as suas funções vitais.
TABAGISMO/DESPORTO
O desporto promove:
- A saúde (bem-estar físico e psíquico);
- O bom funcionamento cardiovascular;
- O controlo Da hipertensão e da obesidade;
- O combate ao sedentarismo e ao stress ;
- A sociabilidade , o espírito de cooperação e a inclusão social;
- A alternativa contra o tabagismo, alcoolismo e toxicodependência.
A SÁUDE DOS DESPORTISTAS
- Quem pratica desporto deve evitar o tabaco.
- O desportista deve manter o corpo em boa forma.
OS DESPORTISTAS FUMADORES
- Os desportistas fumadores têm como consequência a perda de forças que lhes podem ser úteis no seu trabalho.
- Os fumadores podem com o tempo originar doenças prejudiciais à saúde.
A prática de exercício físico estava inversamente relacionada com o tabagismo, sendo os desportos de reduzida endurance os preferidos pelos fumadores. O desporto continua um meio muito eficaz de prevenção do tabagismo
O álcool e o desporto
O álcool no desporto pode ter consequências graves. Nas fases daembriaguez e da ressaca, há um aumento da agressividade e umadiminuição da concentração, da capacidade visual, da assimilação deinformação e da coordenação motora, podendo originar acidentes mortaisem desportos como o automobilismo, o tiro com arco ou a aeronáutica. Paraalém disso, um atleta alcoolizado sente menos dores e não consegue saberse está a agravar uma possível lesão.Desportista ou não, um consumidor regular e excessivo de bebidasalcoólicas tem sempre pela frente diversos problemas de saúde graves.
Reflexão da aula (Cláudia Costa):
Desporto versus Alimentação
A nutrição desportiva é muito importante e deve ser considerada como parte da preparação do atleta para o desempenho ideal. Não só antes da competição ou desporto intenso, mas também antes das sessões de treino, bem como o consumo de líquidos e a ingestão correcta de nutrientes, todos estes factores influenciam a performance do atleta.
As regras de uma boa alimentação para desportistas, devem assentar na rigorosa observância das facetas quantitativa (em termos de calorias totais) e qualitativa (repartição dessas calorias por hidratos de carbono, gorduras, proteínas, minerais, água e vitaminas), assim como na distribuição dos alimentos ao longo do dia. Na verdade, os princípios para uma alimentação correcta, eventualmente enquadrada em ração de treino, ração de competição e ração de recuperação, são função do programa de treino.
É unânime que os hidratos de carbono constituem o mais importante nutriente para atletas em situações de resistência, dado que a glicose (armazenada nos músculos e no fígado sob a forma de glicogénio) é o principal substrato para a obtenção de energia.
Quanto maior for o intervalo de tempo entre a ingestão e o exercício, maior deverá ser a porção de hidratos de carbono com índice glicémico baixo ou médio (maçãs, feijão, iogurte natural, …), e quanto menor for esse tempo, ou até durante a própria actividade física, maior a proporção de hidratos de carbono com elevado nível glicémico (mel, batatas fritas, …).
Uma boa hidratação também é fundamental, não só para aumentar o rendimento do atleta, com para evitar determinadas lesões desportivas (como rupturas musculares e tendinites). A quantidade diária de água a administrar depende do trabalho muscular, da temperatura, da altitude e da humidade ambiente, havendo um mínimo estipulado de 1 ml por cada caloria que se ingere (três litros por dia, sendo 1,5 litros bebidos e a restante incorporada nos alimentos). O ideal é que o desportista não chegue a sentir sede. Para tal, há que ir bebendo pequenas quantidades antes, durante e depois do esforço desportivo.
Desporto versus Tabaco e Bebidas Alcoólicas
- O fumo que advém do tabaco, dificulta o processo respiratório. Essa dificuldade é tanto mais intensa na razão directa do número de cigarros por dia e do tempo em anos de tabagismo. Para qualquer atleta, é incompatível a associação do cigarro ao desporto. “O corpo não aguenta, não há resistência. O desempenho do atleta que fuma pode cair em mais de 30%, se comparado com quem não fuma.