12-12-2011

 

Sumário:

Debate acerca do momento que mais marcou cada um de nós, das dúvidas sobre a disciplina e o momento que menos gostou (caso existisse);

- Conceito de Saúde;

- "Análise dos problemas/necessidades diagnosticados";

- Características positivas.

 

 

Reflexão das aulas de Psicologia

 

    A primeira parte da aula foi um debate onde cada um de nós teve de dizer o momento que mais gostou da disciplina, as dúvidas que teve durante o semestre e, quem quisesse, os momentos que menos gostou. Esta reflexão vou colocar na àrea "Balanço Final" onde irei dar a minha opinião da prestação do professor e dizer o que achei da disciplina.

 

 

Saúde...

 

    A definição de saúde foi internacionalmente assumida em meados do século XX pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1946), considerando-se que "a saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, não sendo apenas a mera ausência de doença ou enfermidade". 

    No último quartel do Século XX, aquela organização retomou a mesma definição de Saúde, acrescentando na sua Carta de Ottawa (OMS, 1986):

    "Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, o indivíduo ou o grupo devem estar aptos a identificar e realizar as suas aspirações, a satisfazer as suas necessidades e a modificar ou adaptar-se ao meio. Assim, a saúde é entendida como um recurso para a vida e não como uma finalidade de vida; a saúde é um conceito positivo, que acentua os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas".

    Para muitos médicos, porém, a melhor definição é relativa, pois em relação a um bibliotecário que trabalha em sossego todo o dia ter saúde terá um significado e em relação a um pedreiro terá outro. Assim, ser-se saudável não quer dizer que se tenha de estar conforme determinados padrões absolutos, mas sim que se tenha a capacidade de satisfazer as exigências do nosso particular tipo de vida.

 

Carta de Ottawa - Novembro de 1986

Primeira conferência Internacional sobre Promoção da Saúde

Ottawa (2).pdf (24,9 kB)

 

    A segunda parte da aula foi relacionado com o conceito de saúde. O professor Nuno Corte- Real, optou por colar no quadro quatro folhas com uma frase cada uma sobre o conceito de saúde e depois colocou quatro folhas distriuídas por quatro pontos da sala onde constavam as respostas: 1- Concordo, 2- Concordo mas tenho dúvidas, 3- Não concordo, 4- Não concordo e tenho dúvidas.

 

Como é que cada uma define Saúde?...

1- "não estar doente é sinónimo de ter saúde."

2- "Ter saúde é sentir completo bem estar psico-bio-social."

3- "Saúde é como uma semente que nasce connosco, que temos de saber cuidar e regar."

4- "Ter saúde é cada pessoa ter a capacidade de criar o seu projeto de vida."

 

 

 

Análise dos problemas/necessidades diagnosticadas

    A terceira  parte da aula, o professor dividiu a turma em grupos, 4 a 4, para debatermos o assunto sobre a análise dos problemas/necessidades diagnosticados. Nesta atividade, tivemos que:

        - Identificar o problema;

        - Manifestações desse problema;

        - Causas (internas e externas);

        - Características do aluno;

        - Objetivos específicos (claros- precisos (quantificáveis) - balizados no tempo - realistas e respetivos indicadores de avaliação);

        - Plano de atividades (recursos humanos, materiais e financeiros);

        - Avaliação (datas, registos, instrumentos,...)

 

Problema: Um aluno com problemas de audição

Manifestação: Problemas de comunicação

Causas internas: Biológicas, pois nasceu com o menino

Causas externas: Hábitos não saudáveis da mãe

Características do aluno: Potencialidades, apesar do seu problema, é bastante sociável e comunica bem com o resto dos meninos; fragilidades, problemas na fala.

 

    A quarta e última parte da aula, o professor colou nas costas de cada um uma folha branca e, de seguida, em pé circulamos pela sala e escrevemos nesse papel características boas da pessoa a quem nos dirigiamos. É uma boa atividade porque depois é agradável ver o que as pessoas pensam de nós, pois só é perimitido escrever atributos positivos. Um perigo desta atividade nas nossas aulas com os nossos alunos é que não devemos deixar que escrevam aspetos negativos e caso isso aconteça, devemos ler em alta voz só as características positivas para não intimidar o aluno em questão e não criar um clima desfavorável e discriminatório na turma.

 

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Reflexões....

 

Síntese reflexiva (Cláudia):

    A aula de dia 12/12/2011, foi bastante interessante e importante, mais uma vez, na construção do "eu professor". Nesta aula, pusemos à prova as nossas convicções e o nosso poder de argumentação acerca do tema "saúde", um tema que vai estar presente durante toda a nossa atividade profissional. De seguida, em grupo, simulamos um problema que, possivelmente podemos enfrentar durante a vida como docente e discutimos sobre as suas causas e resoluções. Para finalizar fizemos um jogo, que nos ajudou a perceber como somos vistos pelos outros (qualidades) e a refletir sobre isso. Este jogo poderia ter sido feito, não só tendo em conta as qualidades, mas também as características a melhorar, o que nos obrigaria a uma reflexão mais aprofundada.

 

Síntese reflexiva (Nathaly):

    Nesta aula, foi possível absorver e reter que o conceito de saúde não é estático, é sim dinâmico. 

    A saúde tem sido definida de diferentes maneiras no decorrer da história, em muitas destas, os componentes fisiológicos e psicológicos de saúde apresentam-se dicotomizados. No entanto, para que o conceito de saúde provoque a nossa transformação cultural acredita-se ser necessária a inclusão de dimensões individuais, sociais e ecológicas, bem como a capacidade ótima e habilidade para adaptar-se, direção e significado intencional na vida e harmonia, balanço ou sensação de bem-estar.

 

    Sabe-se que a saúde é sempre atingida pela modificação dos diversos momentos históricos e desenvolvimento científico da humanidade. O que demonstra a relação com teorias que vêm tentando elaborar seu conceito, entre estas a que enfatiza que as alterações ambientais influenciam o processo de adoecimento. Neste caso, reforça o entendimento de que saúde depende da concepção que se possua de organismo vivo e de sua  relação com o meio ambiente.

     Apesar dos avanços obtidos com o surgimento de novas teorias, ainda não se consegue um conceito concreto da saúde, devido à subjetividade do tema. Entretanto, tais avanços demonstram a superação da teoria da unicausalidade, que a partir da descoberta dos micróbios, determina que os mesmos sejam os causadores das doenças, pela teoria da multicausalidade, que afirma que o desequilíbrio em vários aspectos no processo do viver humano pode determinar o adoecimento.

    Em suma, é importante como docente em vez de unicamente transmitir, é sim decisivo provocar momentos de partilha, ter em conta regras mas também afetos, de forma equilibrada. Criar laços, rejeitando a impessoalidade na relação com os discentes. Incutir nos meus alunos a importância de estilos de vida saudável, fugindo à vida que se assite hoje em dia em torno do MacDonald's e das playstation's, e dando valor sim, à atividade física.

 

Síntese reflexiva (Rita):
    Penso que esta aula foi de extrema importância, na medida em que, nos permitiu escutar a opinião dos nossos colegas, e sucitou a nossa capacidade de argumentação. Escutar o  outro é extremamente importante na formação da nossa personalidade através das nossas interações com o meio que crescemos e nos desenvolvemos. É com os outros que aprendemos, que nos socializamos. É com os outros que vamos aprendendo a ser aquilo que somos. Construimos a nossa identidade tanto por identificação como por negação: ou queremos ser como alguém ou queremos ser diferente de alguém. Os outros proporcionam-nos um termo de comparação.
O outro funciona como um estímulo para nós. A nossa personalidade vai-se formando ao longo da infância e adolescência, estruturando-se e ficando mais ou menos estável na vida adulta. Por isso, aquilo que somos hoje é o reflexo da nossa herança genética em conjunto com as nossas interações com o meio.