Psicologia da Educação
É importante que tenhamos em consideração os objetivos principais desta unidade curricular. Mas antes faremos uma breve definição do que é a Psicologia da Educação.
Podemos dizer que a Psicologia da Educação consiste no estudo, na compreensão e na análise dos fenómenos educativos. A Psicologia da Educação é o ponto de cruzamento de todas as especialidades da picologia contemporânea, nomeadamente da Psicologia do Desenvolvimento, das Consutas Sociais, da Personalidade, da Cognição, entre outras. É uma disciplina que se debruça no estudo dos processos de ensino e aprendizagem, recorrendo à aplicação dos Métodos e das Terorias da Psicologia. O objeto da Psicolgia da Educação, apesar de não haver um concenso, é a análise, promoção e avaliação do comportamento do educador e do educando, assim como a relação entre ambos em situação educativa, através de métodos científicos.
Objetivos da disciplina, competências e resultados de aprendizagem:
1- Criar condições para que os estudantes percebam a importância da sua missão enquanto professores e que de uma forma intríneca queiram aprender sempre mais.
2- Promover o aprofundamento de conhecimentos nos domínios do ensino e da aprendizagem, tendo em vista a sua aplicação no exercício da atividade futura do educador.
3- Dotar os estudantes de "ferramentas" diversificadas que lhes permitam cumprir com sucesso os objetivos da sua atividade profissional em diferentes contextos.
Nossos objetivos enquanto professores…
Promover… “fazer andar para frente”
Provocar… “dar a voz ao outro”
Emancipar… “tirar a mão debaixo”
Competências:
Ser professor implica saber olhar e ouvir, saber comunicar consigo e com os outros; implica ainda saber partilhar e trabalhar em equipa, percebendo bem qual o contexto em que está inserido de forma a ser capaz de adequar os métodos a utilizar e as actividades a propor.
Serão essencialmente estas as competências que pretendemos trabalhar com os alunos.
Resultados da aprendizagem:
Pretendemos que todos os alunos atinjam os objectivos desta unidade curricular e que executem com entusiasmo e eficácia as tarefas que vão ser pedidas de forma a conseguirem obter classificação final positiva.
Pretendemos desta forma que todos consigam melhorar as competências referidas no ponto anterior.
Tópicos do programa:
1. DESPORTO, SAÚDE E DESENVOLVIMENTO POSITIVO
1.1. Promoção da saúde, do desporto e dos estilos de vida saudáveis
1.2. O desenvolvimento positivo através do desporto
1.3. Estratégias para a intervenção
2. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
2.1. Os conceitos
2.2. Nomes que fizeram/fazem a história da psicologia da educação
2.3. Principais teorias no âmbito da Psicologia da Educação
2.4. Os processos de ensino e de aprendizagem
3. O PROFESSOR
3.1. Características e formação dos professores
3.2. A comunicação e a importância das relações interpessoais
3.3. O processo de socialização
3.4. Estratégias para a intervenção
4. A ESCOLA INCLUSIVA
4.1. O papel do professor na escola inclusiva
4.2. As dificuldades de aprendizagem e a sobredotação
4.3. (In)disciplina, comportamentos assertivos e disruptivos
4.4. Estratégias para a intervenção
Avaliação… (exame final: 40%; avaliação distribuída: 60%)
A avaliação do nível de conhecimentos adquiridos nas aulas inclui uma avaliação distribuída e um exame final. A avaliação distribuída corresponde a 60% (12 valores) da nota final e compreende:
- a realização e apresentação de trabalhos (individuais e/ou em grupo)
- mini-teste (?) sobre temas abordados nas aulas
- níveis de assiduidade e de participação ativa dos alunos nas aulas.
-Para poderem ir a exame final (que corresponde a 40% da classificação final – 8 valores) os alunos terão de participar em pelo menos 75% das aulas lecionadas e obter na avaliação distribuída pelo menos um total de 6 pontos (que correspondem ao mínimo de 50%).
- No exame final terão de obter um mínimo de 50% (4 valores).
Métodos de Ensino
Método expositivo para enquadramento e aprofundamento dos temas. Método participativo com reflexões críticas, debates e trabalhos de grupo.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de Frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas.
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova /trabalho especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.
Cálculo da Classificação Final
A avaliação do nível de conhecimentos adquiridos nas aulas inclui uma avaliação distribuída e um exame final.
A avaliação distribuída corresponde a 60% da nota final e compreende:
· A realização e apresentação de trabalhos (individuais e/ou em grupo)
· Mini-testes sobre temas abordados nas aulas
· Níveis de assiduidade e de participação activa dos alunos nas aulas.
· O exame final corresponde a 40% da nota final.
Não está prevista a figura de exame oral. A nota mínima em qualquer das avaliações é de 9.5 valores. A média dos dois momentos de avaliação deve ser igual ou superior a 9.5 valores, caso contrário o aluno terá de realizar a sua prova escrita na época de recurso. A nota mínima desta prova escrita é de 9.5 valores.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.